sexta-feira, 28 de maio de 2010

O que é Guarda Compartilhada


Você pode até viver isso na prática, mas não sabe. Termos jurídicos muitas vezes confundem

Cristiane Rogerio

Um comentário qualquer do dia-a-dia, a maneira de arrumar a cama, as preferências musicais. São referências como essas que contribuem para a formação da personalidade, o jeito de pensar e agir das crianças. Observando e participando da vida familiar, elas aprendem com os pais como o mundo funciona. Isso só acontece quando há convivência. E depois da separação? Como os pais criam os filhos sem estar perto deles todos os dias? Hoje a legislação brasileira determina que fica com a guarda aquele que tiver melhores condições de exercê-la. Com o avanço do projeto de lei que coloca a guarda compartilhada como opção, pode haver mudanças no dia-a-dia dos pais separados. Até agora, para chegar a essa decisão, coloca-se o pai e a mãe diante de uma disputa e quem "vencer" fica com o "troféu".

A guarda compartilhada significa que mãe e pai têm os mesmos deveres e as mesmas obrigações na criação dos filhos, e também oportunidade igual de convivência com eles. Parece óbvio, mas não é. O sistema está previsto na lei norte-americana desde 1975 e em países da Europa há mais de 20 anos. Com a guarda compartilhada, o juiz explicará às partes o significado do sistema, incentivando a adoção dele. A nova lei, apostam os especialistas, vai provocar mudanças culturais. "Como é preciso definir quem terá mais tempo com o filho, costumo dizer que hoje a Justiça leva o casal à briga. Com a mudança, a primeira opção será a conciliação", diz a advogada Sandra Vilela, voluntária da Associação Pai Legal, em São Paulo.

A guarda compartilhada é também um reflexo da família moderna, com homens e mulheres inseridos no mercado de trabalho - e, portanto, com a mesma disponibilidade de horários para ficar com os filhos. Há muito se foi o tempo em que a ocupação feminina era apenas cuidar dos filhos. Nada mais justo, então, que os pais dividam igualmente todas as tarefas que lhes cabem. Sem falar no mais importante: conviver com o pai e a mãe, como lembra a advogada Sandra, é um direito das crianças previsto na Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada na Assembléia Geral das Nações Unidas em 1989. Está escrito: "É direito da criança separada de um ou de ambos os seus pais de manter regularmente relações pessoais e contatos diretos com ambos, salvo se tal se mostrar contrário ao interesse superior da criança".

Nome aos bois :

Por tratar-se de uma questão complexa, vale desfazer as confusões que o termo suscita. Guarda alternada é quando a criança mora um período com o pai e outro com a mãe. Compartilhada não é uma divisão de tempo e espaço do filho: 50% para o pai, 50% para a mãe. Os genitores devem decidir juntos a vida da criança: onde mora, onde estuda, quem é seu médico, quem são os seus amigos, se vai ou não a um curso de natação. O filho pode ter o seu cantinho em duas casas, mas a recomendação é que exista uma residência fixa e horários pré-estabelecidos.

Cada família encontra saídas para a sua realidade. A guarda compartilhada não tem um modelo pré-definido e o casal deve discutir o que é melhor para sua família.

Para quem não está em paz com o ex, a lei de hoje funciona como um grande empecilho. Há muitos ex-cônjuges que dificultam - e muito - a convivência do outro com o filho. Desgaste para todos.

A guarda compartilhada é um objetivo nobre, que todo pai e toda mãe devem perseguir. Porque os filhos, esses, sim, o verdadeiro foco de toda e qualquer decisão do casal, só têm a ganhar. Ela sempre funcionará melhor em famílias que tiveram um vínculo forte antes da separação. Pais participativos no casamento continuarão a sê-lo depois do divórcio. E amor não se estabelece por decreto. "Não se obriga ninguém a amar", pondera a psicóloga Sylvia Van Enck Meira. "Mas vale tentar uma aproximação." E vale também facilitar a vida dessas famílias. A aprovação da lei abre um novo caminho. O do entendimento.

Agora amigo(a)s vou colocar o email abaixo que enviei pra meu ex-companheiro Wiliam tentando acabar com essa guerra do processo de guarda, pois isso faz muito mal pra nossa filha Stela.


É Wiliam, eu dexei pra ter essa conversa que tive hoje com vc, no dia das mães, mas vc nada me disse. Disse apenas pra eu ver o passado. Que passado? se eu sempre fui uma excelente mãe, amorosa, zelosa. Eu queria realmente saber pq dessa guerra, sendo que eu não tenho problema nenhum com vc em relação à nossa filha, por mim vc poderia até vê-la mais, sem nenhum problema. Até se vc quizesse ter feito um acordo na audiência, pra deixar registrado naquele dia, pra mim não teria problema algum. Eu até me arrependi de não ter falado isso na audiência. E vc disse várias mentiras, pois eu sempre deixo vc ver nossa filha, pois eu sei que infelizmente pra mim, vamos ter sempre esta ligação que é a Stela, e eu sei que sua presença, além da minha é importante pra ela, por isso jamais vou proibi-lo de vê-la. Apenas foi uma única vez que o privei de vê-la no dia dos pais, no ano passado, pelo motivo de vc ter me privado de vê-la no dia das mães, mas foi somente isso.

Como te falei já tive diversas revelações com pastores e entidades espiritais de que vc não vai ganhar esse processo, Deus é pai e sabe do meu bom coração, sabe que nossa filha é a razão da minha vida, jamais agi premeditadamente por causa do processo de guarda, qdo tentei melhorar nossa relação . Sempre pensei em nossa filha, por isso mesmo não entrei com uma queixa crime contra vc, qdo deu 2 cusparadas no meu rosto e na frente de Stela, Sara e sua mãe. Eu apenas me resguardei na delegacia das mulheres, fazendo um Boletim de ocorrência, pra vc aprender a me respeitar, foi só por isso. E se eu fosse esse monstro que vc acha, eu teria continuado com a queixa-crime e vc teria nome sujo respondendo a um processo criminal. Eu nunca quiz essa gerra.
  
Eu sou uma mulher temente à Deus e estou falando a verdade, se duvida, vc sabe que pode perguntar as entidades espirituais pra ter certeza.

Sem mais,

Noemy Duhz Ferreira   


_____________________________________

Então amigos,vocês estão vendo que quero o melhor pra nossa filha. Deus está vendo minha boa fé e vou ganhar esse processo, em nome de Jesus!

Beijos de Luz a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário